O curso de extensão Dignidade de Pessoa do Embrião Humano será dado apenas presencialmente na Faculdade Católica de Anápolis, Rua 05, nº 580 - Cidade Jardim, 75080-730, Anápolis - GO (http://catolicadeanapolis.edu.br/cursos/cursos-sequenciais/extensao-dignidade-de-pessoa-do-embriao-humano/)
O conteúdo dele é a minha tese de Doutorado em Bioética, que pode ser lida gratuitamente em https://www.providaanapolis.org.br/images/artigos/AlmaEmbr.pdf
Além, disso no Curso "on line" de Bioética no canal https://www.youtube.com/c/ProVidaAnapolis , as videoaulas 9, 10 e 11 já tratam desse assunto. O curso que pretendo dar será um aprofundamento da questão.
A secretaria da Faculdade Católica de Anápolis requer, para matrícula, o RG, o CPF e um comprovante de residência do aluno. Quanto ao valor da mensalidade, convém confirmar na secretaria da Faculdade, no telefone (62)3328.8900.
O curso será dado nas quartas e quintas-feiras dos meses de março e abril, a partir do dia 04 de março, encerrando no dia 23 de abril. As aulas serão das 19h às 20h30. Total de 40 horas no certificado de conclusão.
O conteúdo é muito importante para a defesa da vida, uma vez que somente demonstrando que o embrião é pessoa, é que se pode defender cabalmente a sua integridade. E o fundamento ontológico de sua dignidade de pessoa é a sua alma racional. Demonstrar filosófica e teologicamente que esta alma racional está presente desde a concepção é o objetivo do presente curso. Pretende-se também responder a questões recorrentes sobre a "animação" do embrião humano como, por exemplo, o caso dos gêmeos univitelinos.
As aulas começam no dia 4 de março. Peço que não se atrasem na inscrição.
Toda honra seja dada ao Embrião Jesus no seio da Virgem Maria: "Bendito é o fruto do vosso ventre!"
Peço o máximo de divulgação.
Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz
EMENTA:
A instrução Dignitas personae (2008) e a afirmação de que a dignidade de pessoa do embrião tem fundamento ontológico.Pessoa como substância indivídua de natureza racional (Boécio). A alma racional como distintivo da pessoa na espécie humana. O conceito da alma como princípio vital. A alma humana, forma substancial subsistente, criada por Deus e imortal. O momento da criação e infusão da alma (animação) no embrião humano. Animação mediata (retardada) e imediata. O princípio da causalidade aplicado a cada uma dessas teses. A animação imediata do embrião Jesus como verdade de fé. Aplicação aos outros homens dos argumentos usados na criação e infusão da alma racional do Verbo encarnado.
OBJETIVOS GERAIS :
Apresentar a alma racional como fundamento ontológico da dignidade de pessoa do embrião humano e resolver a questão da “animação” com fundamentos filosóficos e teológicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
- Apresentar a alma como princípio de vida e de pensamento, ao longo da história.
- Descrever a alma como forma substancial do corpo e sua causalidade formal,eficiente e final.
- Demonstrar a imaterialidade da alma racional e a sua origem por criação direta de Deus.
- Apresentar a questão do momento da criação e infusão da alma racional por Deus (animação) em suas duas versões: imediata e mediata (retardada).
- Na tese da animação progressiva (retardada), demonstrar a necessidade da “vis formativa” externa para respeitar o princípio de causalidade.
- Demonstrar como hoje, sem a “vis formativa” externa, a única teoria aceitável é a da animação imediata.
- Apresentar a animação imediata do embrião Jesus como verdade de fé, considerada ou como exceção (Santo Tomás de Aquino) ou como modelo para os demais homens (São Máximo Confessor).
- Resolver o problema da animação no caso de gêmeos univitelinos.
- Sugerir a possibilidade de uma definição dogmática da tese da animação imediata.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO :
INTRODUÇÃO
- ALMA, PRINCÍPIO VITAL
- Os pré-socráticos
- Sócrates
- Platão
- Aristóteles
- A filosofia helenística
- Plotino
- Alma: uma criação grega?
- A Patrística primitiva
- São Gregório de Nissa
- Nemésio de Emesa
- Santo Agostinho
- São Jerônimo
- São Máximo Confessor
- São João Damasceno
- Santo Tomás de Aquino
- Descartes
- Malebranche
- Espinoza
- Leibniz
- Hume
- Kant
- Hegel
- A psicologia sem alma
- Conclusão
- A RELAÇÃO ALMA-CORPO
- O conceito de organismo
- O dualismo platônico
- O dualismo cartesiano
- O monismo de Ryle
- O dualismo de Popper e Eccles
- O vitalismo de Hans Driesch
- A dualidade tomista
- Conclusão
III. A ANIMAÇÃO EMBRIONÁRIA
- A alma criada por Deus
- Quando a alma é criada?
- Animação imediata
- Animação retardada
- O traducianismo e a analogia da semente
- Sêmen ou concepto?
- Embrião: uma massa informe
- A causa eficiente da formação do corpo
- Que diria hoje Santo Tomás?
- O zigoto: um corpo orgânico
- Seu cérebro é realmente necessário?
- Órgãos: necessários para a alma existir ou para a alma operar?
- Santo Tomás e a necessidade de órgãos
- A disposição da matéria para receber a forma
- A noção de crescimento em Santo Tomás
- A acusação de cartesianismo
- Os mediatistas e o instante da animação
- Os imediatistas e o instante da animação
- Como um indivíduo humano não seria pessoa humana?
- A negação da individualidade do zigoto
- Modos excepcionais de geração humana
- A alma: fundamento ontológico da dignidade de pessoa
- Implicações éticas
- Conclusão
- O EMBRIÃO JESUS
- Cristo revela o homem ao próprio homem
- As fontes que Santo Tomás não conheceu
- A tese de São Máximo Confessor
- A tese de Santo Tomás de Aquino
- Esvaziou-se a si mesmo
- O milagre de um embrião
- Semelhante a nós em tudo
- Conclusão
ASPECTOS METODOLÓGICOS RELEVANTES :
Aulas expositivas com auxílio de projetor.
- Suscitação do interesse a partir da apresentação dos problemas candentes.
- Leitura de textos do Magistério, dos Padres e Doutores e de autores recentes.
FORMAS DE AVALIAÇÃO:
Duas Verificações de Aprendizagens.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA :
CRUZ, Luiz Carlos Lodi da Cruz. A alma do embrião humano: a questão da animação e o fundamento ontológico da dignidade de pessoa do embrião. Anápolis: São Gabriel, 2013.
*BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR* :
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ, Dignitas personae, in AAS 100 (2008), p. 858-887.
_____, Donum vitae, in AAS 80 (1988), p. 70-102.
Tomás de Aquino, S., Suma contra os gentios.
_____,Suma teológica.