Hoje, 21 de abril de 2025, às 7h35 (horário de Roma), correspondente a 3h35 no horário de Brasília, na segunda feira da Oitava de Páscoa, Papa Francisco fez sua Páscoa para a casa do Pai. Faleceu com 89 anos de nascido e 12 anos de pontificado.
Entre as coisas memoráveis de seu pontificado, recordem-se a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII, a inclusão do nome de São José nas Orações Eucarísticas II, III e IV (além do Cânon Romano), a instituição da memória de Maria Mãe da Igreja, celebrada na segunda-feira depois de Pentecostes, a instituição do ministério de catequista e a inclusão no Código de Direito Canônico do delito de tentar conferir a Ordem Sacra a uma mulher (Cân. 1379 §3º), com pena de excomunhão automática reservada à Santa Sé.
Sua última mensagem “Urbi et Orbi” (para a cidade e para o mundo), no Domingo da Ressurreição, não podia deixar de conter uma condenação do aborto e da eutanásia:
Cristo ressuscitou! Neste anúncio encerra-se todo o sentido da nossa existência, que não foi feita para a morte, mas para a vida. A Páscoa é a festa da vida! Deus criou-nos para a vida e quer que a humanidade ressurja! Aos seus olhos, todas as vidas são preciosas! Tanto a da criança no ventre da mãe, como a do idoso ou a do doente, considerados como pessoas a descartar num número cada vez maior de países.
Rezemos pela alma do Papa Francisco e pelo conclave no qual será eleito seu sucessor.
Anápolis, 21 de abril de 2025, segunda-feira na Oitava da Páscoa.
Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz
Vice-presidente do Pró-Vida de Anápolis